Pouco extensas mas pertinentes.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

A "Ordem do Sapato"!


O Monumento ao sapatto!


A simbologia dos povos e das nações.

Ao longo da vida dos povos e das nações há factos dignos de serem registados e que figuram na simbologia nacional de muitos países sendo alguns deles motivo para honra e orgulho desses povos.
Alguns símbolos são flores, estrelas, espadas, etc.
Para não nos tornarmos muitos extensos basta-nos lembrar a funda utilizada pelo pequeno David contra o gigante Golias quando aquele vazou um olho, com uma pedra, que pôs o gigante fora de combate.
Ainda hoje essa proeza israelita é contada com orgulho pelos hebreus.
A "funda", é para eles judeus,uma arma com bastante significado.
Então, e nós os portugueses?
Quem foi Brites de Almeida a célebre "Padeira de Aljubarrota"?
Foi uma "valente" portuguesa que matou sete castelhanos com a pá do forno, sendo considerada uma heroína, formando uma milícia de mulheres que , pelo certo, teriam como símbolo aquela pá do forno.
Com o facto que sucedeu no Iraque, em 20o8, quando G.W.Bush se despedia dos seus "amigos iraquianos americanizados" e apanhou com o lançamento de dois sapatos atirados com uma vontade "patriótica", inaudita, pelo jornalista,Muntazer al-Zaidi, de 30 anos de idade surgiu mais um motivo para justificar a simbologia.
Ao mesmo tempo que lançava o par de sapatos, o jornalista, com pena de não ter ao seu alcance uma sapataria, uma tenda de sapatos daquelas que nós, cá em Lisboa, vemos na Feira do Relógio, gritava:
"ISTO É O BEIJO DO ADEUS, CÃO"!
Parece-nos que esta frase é a coisa mais ofensiva entre os árabes.
O movimento nacionalista no Iraque tem sido tal que já existe um monumento e uma "Ordem do Sapato" que tem muitos associados no próprio Iraque e no estrangeiro.
A julgarmos pelo mal que G.W.Bush fez naquelas paragens; guerra, fome e morte, assim como noutras paragens do nosso Planeta, não faltarão "voluntários" a fazer inscrições em tal ordem.
Joseph